três passos para acabar com a tristeza [1]


passo 1 – sentir

sempre que acontece algo que abala o emocional das pessoas, elas sentem tristeza e sentimentos afins como a culpa, o medo,  entre outros. e o primeiro passo para deixar que a tristeza passe é senti-la por inteiro.
o mais comum dentre as pessoas é evitar ficar triste e, dessa maneira, sentir a tristeza em parcelas. isso só faz a tristeza durar mais tempo e ferir mais do que feriria se fosse sentida por um todo.
esse parcelamento é prejudicial até para o andamento das coisas, pois, quando falta o controle sobre essa tristeza, ela vem e a pessoa acaba por se entristecer em momentos que não deveria ou em situações que se tornarão desconfortáveis com aquele comportamento, para ela e para os outros.
seguindo por essa linha de pensamento, quando algo acontece à ponto de abalar emocionalmente alguém, o indivíduo deve se deixar sentir tudo o que há para sentir. deve liberar o controle emocional e deixar que a tristeza tome conta, mas sem se descuidar, pois a mesma, em excesso, pode levar à depressão e assim o caso se torna mais sério. é preciso, para que a tristeza passe, que ela seja consumida em doses maiores para acabar logo.
é como encarar o processo de sentir a tristeza das pessoas como a omeopatia e a tristeza em grandes doses como uma injeção, e a tristeza como  uma inflamação na garganta. nos dois processos, a garganta, uma hora, irá desinflamar, mas com a injeção esse processo será rápido e menos doloroso, com a omeopatia esse processo durará mais e marcará durante mais tempo a rotina.
portanto, o primeiro passo para se acabar com a tristeza é deixar que a mesma se manifeste em sua (quase) totalidade e deixar que se passe uns dias até que se possa iniciar o segundo passo.

Anúncios

Um Comentário

  1. Maria

    Concordo, o melhor é deixar que a tristeza se manifeste e tentar acabá-la com doses homeopáticas.
    Já tive momentos de tristeza que duraram bastante tempo, mas passou. Agora enfrento novo período de tristeza está difícil de encarar, porque não posso demonstrar que estou triste. Estou buscando forças para encarar esse momento com coragem e deixar para curar a tristeza depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: